Quem cultiva espécies de Brássicas, como couve-brócolis, couve-flor, repolho, rabanete e rúcula, sabe que um dos principais vilões da saúde delas é a hérnia das crucíferas. Causada pelo fungo Plasmodiophora brassicae, a doença ataca a maioria das espécies do gênero Brassicae, especialmente em locais com temperatura amena e alta umidade.
Ela forma galhas nas raízes, causadas pela hipertrofia de células e tecidos. Com isso, as plantas têm seu sistema vascular comprometido, ficando murchas, especialmente nas horas mais quentes do dia. Com o avanço da doença a produção fica comprometida, trazendo prejuízos para os produtores.
Um dos fatores que torna a hérnia das crucíferas difícil de erradicar é a sua resistência: o fungo pode sobreviver no solo por muitos anos, contaminando toda a lavoura.
Mas, existem formas de controlar essa doença e manter suas Brássicas mais saudáveis. Confira a seguir!
– Plantando variedades resistentes
Existem algumas variedades de Brássicas que são mais resistentes ao Plasmodiophora brassicae. Antes de plantar, estude quais são as variedades menos sensíveis!
– Realizando a calagem
O fungo é desfavorecido em solo com pH elevado, com taxa maior que de 7,2. Portanto, a correção de solo diminui a intensidade da doença, então, diminuir a acidez é uma das maneiras de evitar a hérnia das crucíferas.
– Produzindo mudas sadias
Em alguns casos, a doença pode ser transmitida de uma planta para outra. Adquira mudas e sementes de procedência conhecida e confiável, para evitar decepções com a sua lavoura.
– Esterilizando ferramentas e implementos
Outra maneira de infestação do fungo é pelas ferramentas e implementos agrícolas, ou até mesmo sapatos e veículos que estiveram em contato com o solo contaminado. Realizar a esterilização de todos esses materiais é fundamental para o controle.
– Utilizando água de boa qualidade
A água contaminada também transmite a doença, portanto, da mesma maneira que com as mudas, ela deve vir de boa procedência. Não irrigue as lavouras de Brássicas com água de origem desconhecida.
– Aplicando produtos biológicos específicos
Alguns agentes de controle biológico, como a bactéria Bacillus subtilis e o fungo Trichoderma, tem uma boa eficácia na prevenção da hérnia das crucíferas. Porém, pesquise e estude sobre o assunto antes de realizar a aplicação de qualquer produto.
Antes de qualquer coisa, fale com um especialista
Se você sofre com esta doença ou outros problemas em sua lavoura, conte com ajuda qualificada para resolver suas dificuldades. A Agrimar oferece consultores especializados para te auxiliar a manter o seu cultivo saudável e produtivo.
Estamos à disposição para tirar suas dúvidas através do e-mail marketing@agrimar.com.br e te ajudar a conhecer tudo o que precisa sobre os seus cultivos.