O décimo mês do ano é marcado pelas campanhas de prevenção ao câncer de mama, e a Agrimar fez parte desse movimento, com ações internas de informação e conscientização. O Outubro Rosa busca ensinar e orientar a população sobre os perigos da doença, ensinando os meios de diagnosticar e evitar esse mal.
As ações surgiram em 1990, nos Estados Unidos. Com o objetivo de arrecadar fundos para pesquisas, a instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation criou a campanha. Após essa primeira iniciativa, a popularidade e a mobilização pela causa foi crescendo e hoje abrange diversos países.
O Outubro Rosa também se expandiu para o Brasil, ocorrendo pela primeira vez em 2002. Diversas entidades foram se incluindo ao movimento, que desde 2010, é coordenado e dirigido pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA).
Confira como foi a nossa participação na campanha!
Nos preocupamos com a saúde e bem-estar de nossas colaboradoras e também apoiamos essa causa. Por isso, a Agrimar buscou planejar atividades educativas sobre o câncer de mama.
Foram disparados semanalmente vídeos com orientações, para o WhatsApp das funcionárias, nos comunicando diretamente com cada uma delas. Elas também ganharam uma garrafa squeeze personalizada na cor rosa, contendo uma mensagem informativa incentivando a prevenção e o diagnóstico precoce da doença.
Outubro já acabou, mas a necessidade de prevenção, não!
Não devemos falar sobre os perigos dessa doença só em outubro, mas, sempre!
O câncer de mama é, atualmente, o segundo mais comum no Brasil e o que mais causa mortes em mulheres. Esses dados se tornam ainda mais assustadores quando descobrimos que um em cada três casos podem ser curados se descobertos nos estágios iniciais.
Em 2021, o INCA estima que foram constatados 66.280 novos diagnósticos e, em 2019, foram 18.068 mortes. Tudo isso só nos mostra que não podemos deixar de trazer luz para esse tema, não importa a época do ano.
Como diagnosticar o câncer de mama?
A descoberta da doença surge a partir de mudanças nos seios, como: caroços endurecidos, nódulos nas axilas ou pescoço, alterações no bico do peito, pele da mama avermelhada, entre outros. Quando qualquer um desses sinais ou outro sintoma relacionado a essa parte do corpo for identificado, é necessário procurar um médico.
Lembrando que as mulheres com idade entre 50 e 69 anos devem fazer a mamografia periodicamente, no mínimo, a cada dois anos.
Leia os outros conteúdos do blog!
Não perca nenhuma dica da Agrimar e saiba tudo sobre a lavoura de vegetais, agropecuária e cultivo de plantas em casa. Confira os nossos outros textos clicando aqui.