A couve-flor é uma hortaliça muito apreciada e produzida em diversas regiões do Brasil. Do gênero brassica, ela é, tradicionalmente, um cultivo de temperaturas mais amenas, necessitando de um tempo de frio para se desenvolver, o que dificulta sua produção em estações quentes e diminui a disponibilidade desse produto.
Porém, existe uma variedade ideal para ser cultivada no verão! Estamos falando da couve-flor nívea. Saiba mais sobre ela a seguir! Boa leitura.
Benefícios da couve-flor nívea
Uma espécie modificada para se adaptar ao clima quente, ela oferece a qualidade da couve-flor plantada no inverno, mesmo no verão. Tem peso médio, cerca de 750 g, a coloração branca característica desse vegetal e é bastante é bastante compacta e pesada. Tem um ciclo precoce, estando pronta para a colheita entre 50 e 60 dias após o transplante da muda.
Também possui grande resistência ao transporte e as altas temperaturas, possibilitando ofertar o produto em outras regiões do Brasil. Outras grandes vantagens da couve-flor nívea é a resistência: a Xanthomonas campestris pv. campestris (Xcc), que causa a podridão negra, uma das principais doenças para as brássicas; e a deficiência de boro, que pode comprometer produção e qualidade do produto final.
Ela conta ainda com outros benefícios, como:
- Proporciona maior adensamento da área cultivada, pelo médio vigor da planta;
- Oferece uma pós-colheita excelente;
- Plantas bastante uniformes, possibilitando a colheita concentrada;
- Menos custo com manutenção das plantas no campo, graças ao ciclo precoce.
Como deve ser feito o plantio
A forma de cultivar a couve-flor nívea não é muito diferente das outras variedades. Além de plantá-la no verão, por ser adequada para esse clima, existem outros aspectos importantes para o cultivo de qualquer variedade do vegetal. O recomendado é optar por mudas produzidas em viveiros idôneos, que entregam uma muda com bom enraizamento. Importante não transplantar mudas velhas, pois pode comprometer seu desenvolvimento.
Ela se desenvolve bem em solo profundo e drenado, porém, que não seja ácido. Nesses casos, pode ser necessário realizar a correção, aplicando calcário conforme a recomendação baseada na análise de solo. O ideal é que o pH esteja em 6,5, fornecer ao solo nutrição equilibrada com macro e micronutrientes contribuem muito para o aumento da produtividade.
A sugestão de espaçamento recomendado para a couve-flor nívea é em torno de 30 a 40 cm entre plantas e 50 cm entre linhas. O solo deve ser mantido úmido e o ideal é que a irrigação atinja entre 20 a 30 cm de profundidade, pois é esse o tamanho do sistema radicular da hortaliça.
Descubra a melhor forma de cultivar sua couve-flor
Agora que você já conhece essa variedade resistente ao calor, saiba todos os detalhes sobre seu plantio, cuidados, controle de pragas e mais com a ajuda da Agrimar! Conte com a nossa equipe para te auxiliar em todos os processos da lavoura, desde o plantio até a colheita. Entre em contato com um de nossos consultores no e-mail marketing@agrimar.com.br.