Apesar de vivermos um período difícil, com crises motivadas pela pandemia, a situação econômica e os problemas hídricos, o agronegócio seguiu firme.
Para isso, continua evoluindo e se adaptando sempre, buscando se adequar às novas demandas, formas de consumo e tecnologias que vêm surgindo.
Quais são as tendências para a agricultura nos próximos meses? Elencamos algumas das previsões e análises que estão sendo feitas para 2022. Confira!
Crescimento exponencial
Mesmo enfrentando desafios, o setor segue se desenvolvendo muito. É um dos segmentos líderes na retomada da economia no país e, segundo estudo do Ministério da Agricultura, sua participação no PIB Brasileiro será maior ainda neste ano: cerca de R$ 1,169 trilhão, 4,4% superior ao de 2021.
O volume da produção também deve ser maior, especialmente para os grãos. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) prevê um recorde na safra dessa categoria: 288,61 milhões de toneladas, um aumento de 14,2%.
A tendência também é que as pastagens diminuam ao longo dos próximos anos e as lavouras de primeira safra, como feijão, milho, soja, algodão e arroz, cresçam. Isso porque, em 2011, o Brasil tinha cerca de 48,6 milhões de hectares desses cultivos, enquanto a previsão para 2022 é alcançar os 58,5 milhões.
Tecnologias seguem beneficiando o agro
Para alcançar cada vez mais produtividade e manter o protagonismo do Brasil como um dos maiores exportadores e produtores do mundo, é necessário adotar uma cultura data driven, ou seja, orientada por dados.
As tecnologias que vêm surgindo possibilitam essa análise e outras facilidades, como redução de custos, internet das coisas, biotecnologia, rastreabilidade, componentes químicos novos, automações e muito mais, que estarão presentes em 2022 para beneficiar toda a cadeia produtiva.
A análise de informações e o monitoramento de todas as fases, desde o plantio até a venda, são a chave para alcançar um rendimento ainda maior e de forma sustentável. Para isso, a internet das coisas, também chamada de IoT, é uma grande aliada, possibilitando a criação de propriedades conectadas, com equipamentos captando dados sobre todas as atividades, oferecendo ao produtor uma visão completa e precisa de todo o processo.
A rastreabilidade dos alimentos também é um forte direcionamento para os próximos meses. Afinal, o consumidor busca cada vez mais transparência em tudo que adquire, especialmente quando se fala de questões socioambientais. Oferecer a possibilidade do público rastrear e conhecer todas etapas pelas quais sua comida passou é uma maneira de mostrar, e não apenas falar, o que se faz para diminuir os danos ao meio ambiente e produzir com qualidade.
Evolua sua forma de produzir com a nossa ajuda
Nesse mundo de tanta transformação, conte com a Agrimar para compreender mais sobre as novas tecnologias e as mudanças que o Agronegócio está vivendo! Entre em contato conosco pelo e-mail marketing@agrimar.com.br e garanta sua consultoria gratuita.