Vivemos na era da revolução digital. No entanto, com a pandemia de Coronavírus, algumas tendências e mudanças aconteceram ainda mais rápido, já que nos vimos obrigados a priorizar atividades online.
O setor alimentício é afetado por todas essas transformações, que impactam também o agronegócio. Acompanhe esse texto para saber mais sobre o futuro do varejo de alimentos. Boa leitura!
Tendências para o futuro do varejo
É fato: não tem como fugir da venda pela internet, que já é uma forte realidade. Segundo dados da Companhia Brasileira de Distribuição, conhecida como GPA, antes da pandemia, apenas 2% das vendas do setor varejista eram por e-commerce, enquanto que em 2021, a faixa foi de 12%.
Mas, além disso, existem outros aspectos que já podem ser observados como direcionamento para os próximos anos:
- Focar na experiência do consumidor
Com as compras online, aumentam também as opções para o consumidor. Por isso, para conquistá-lo, é preciso entender o que ele valoriza.
Segundo uma pesquisa da EY Consumer Products & Retail Sector Leader Latam South, realizada em 2021, 82% dos brasileiros estão preocupados em acompanhar a situação econômica e, a partir daí, decidir quanto vão gastar; 78% priorizaram a sua saúde e de sua família; 77% estão atentos para a qualidade dos produtos; e 68% pensam também no impacto ambiental.
Levar tudo isso em conta é a chave para se destacar no mercado, além de, claro, oferecer facilidades como a compra online, frete rápido e com custo baixo, e um ótimo atendimento.
- Valorização do negócio local
Outro aspecto importante, trazido à tona principalmente durante a pandemia, é a preocupação com os pequenos empreendedores. Enquanto as grandes empresas e redes sofreram impactos, mas não precisaram fechar seu negócio, muitos comerciantes menores faliram e perderam tudo.
Diversos movimentos foram criados para evitar essa situação e valorizar o produtor e o vendedor local e a tendência se mantém. Porém, para isso, o comércio de pequeno porte deve oferecer um produto e um atendimento de qualidade, para que seja vantajoso consumir dele.
- Live commerce ou vendas em lives
O futuro é digital, mas não menos interativo! Uma forma de vender que vem crescendo é o live commerce. Funciona assim: o comerciante faz um vídeo ao vivo mostrando o item, suas características e funcionalidades. Com as ferramentas de chat, o consumidor interage em tempo real, tirando suas dúvidas e até fechando a compra.
Esse formato pode ser completamente adaptado para o agronegócio, ajudando a mostrar o produto com mais detalhes para o comprador.
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