Conheça as tendências sobre o futuro do varejo de alimentos

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Vivemos na era da revolução digital. No entanto, com a pandemia de Coronavírus, algumas tendências e mudanças aconteceram ainda mais rápido, já que nos vimos obrigados a priorizar atividades online. 

O setor alimentício é afetado por todas essas transformações, que impactam também o agronegócio. Acompanhe esse texto para saber mais sobre o futuro do varejo de alimentos. Boa leitura!

Tendências para o futuro do varejo

É fato: não tem como fugir da venda pela internet, que já é uma forte realidade. Segundo dados da Companhia Brasileira de Distribuição, conhecida como GPA, antes da pandemia, apenas 2% das vendas do setor varejista eram por e-commerce, enquanto que em 2021, a faixa foi de 12%. 

Mas, além disso, existem outros aspectos que já podem ser observados como direcionamento para os próximos anos: 

  • Focar na experiência do consumidor 

Com as compras online, aumentam também as opções para o consumidor. Por isso, para conquistá-lo, é preciso entender o que ele valoriza. 

Segundo uma pesquisa da EY Consumer Products & Retail Sector Leader Latam South, realizada em 2021, 82% dos brasileiros estão preocupados em acompanhar a situação econômica e, a partir daí, decidir quanto vão gastar; 78% priorizaram a sua saúde e de sua família; 77% estão atentos para a qualidade dos produtos; e 68% pensam também no impacto ambiental. 

Levar tudo isso em conta é a chave para se destacar no mercado, além de, claro, oferecer facilidades como a compra online, frete rápido e com custo baixo, e um ótimo atendimento. 

  • Valorização do negócio local 

Outro aspecto importante, trazido à tona principalmente durante a pandemia, é a preocupação com os pequenos empreendedores. Enquanto as grandes empresas e redes sofreram impactos, mas não precisaram fechar seu negócio, muitos comerciantes menores faliram e perderam tudo. 

Diversos movimentos foram criados para evitar essa situação e valorizar o produtor e o vendedor local e a tendência se mantém. Porém, para isso, o comércio de pequeno porte deve oferecer um produto e um atendimento de qualidade, para que seja vantajoso consumir dele. 

  • Live commerce ou vendas em lives 

O futuro é digital, mas não menos interativo! Uma forma de vender que vem crescendo é o live commerce. Funciona assim: o comerciante faz um vídeo ao vivo mostrando o item, suas características e funcionalidades. Com as ferramentas de chat, o consumidor interage em tempo real, tirando suas dúvidas e até fechando a compra. 

Esse formato pode ser completamente adaptado para o agronegócio, ajudando a mostrar o produto com mais detalhes para o comprador. 

A Agrimar te ajuda a estar sempre por dentro de tudo! 

Buscamos sempre nos atualizar para, juntos, podermos trazer mais inovação e produtividade para o agro. 

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