Prevenção de doenças em rebanhos: conheça os produtos certos

Compartilhar em:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Garantir a boa saúde dos animais é fundamental para assegurar uma produção satisfatória, evitando prejuízos e perdas no rebanho. Para isso, é preciso estar atento às práticas adequadas e utilizar produtos de qualidade e da forma correta.


Um dos caminhos para proteger a criação é conhecer os problemas que podem afetá-la e, mais importante ainda, saber quais ações podem ser tomadas antes que a situação se agrave. 

Se você cria animais, acompanhe esse texto para conhecer algumas das maneiras de prevenir enfermidades com cuidados de manejo sanitário e suplementação adequada. Boa Leitura! 

 

Quais agentes podem acometer a criação e causar danos? 

Um dos motivos de maior preocupação são as doenças parasitárias, que envolvem diversos pontos de atenção. 

Elas são causadas por parasitas internos, como vermes intestinais, pulmonares e hepáticos, coccídeos e protozoários; e parasitas externos, como carrapatos, moscas e bernes, gerando bastante sofrimento e desconforto e acarretando em grandes perdas, desencadeando doenças graves que podem levar à morte do animal. 

Também há outros patógenos presentes nos ambientes, que podem se disseminar pela água, ar, alimentos e pelo contato entre os animais, que são os vírus, bactérias e fungos. 

Se um animal adoecer, é importante procurar o auxílio de um médico veterinário para diagnosticar o problema e oferecer orientação, para realizar o tratamento adequado e utilizar produtos de qualidade. 

 

Como podemos auxiliar na prevenção das doenças?

A prevenção de doenças começa de maneira simples, com cuidados sanitários, como limpeza e desinfecção correta das instalações, utilização de alimento de qualidade com armazenamento e conservação adequada e fornecimento de água limpa aos animais.

O uso regular de vermífugos e calendários estratégicos com antiparasitários injetáveis e tópicos também é importante, evitando muitas perdas causadas pelos parasitas. 

Vale lembrar que existem doenças que não tem cura ou que podem tornar um animal portador e transmissor daquela enfermidade para o rebanho. Por isso, deve-se também vaciná-los. As opções disponíveis no mercado promovem a prevenção de uma gama muito grande de doenças, como raiva, tétano, botulismo, gangrena gasosa, carbúnculo hemático, carbúnculo sintomático, leptospirose, dentre outras. 

Além destas boas práticas, a utilização de suplementos compostos por complexos de vitaminas, aminoácidos e minerais é essencial, tanto para fornecer ao animal o que ele não está conseguindo ingerir através da alimentação, especialmente em períodos de escassez de alimentos; quanto para fortalecer a imunidade. Também proporciona outros benefícios, como melhora do desempenho, do crescimento e do ganho de peso, fundamentais para o organismo se defender das doenças graves e para uma produção melhor. 

 

Quais produtos podem auxiliar nesse processo?

Veja algumas vacinas ideais para cuidar do rebanho: 

Vacina polivalente: previne as toxinas produzidas pelas clostridioses e outras doenças, como tétano, edema maligno, hepatite necrosante, gangrena gasosa, hemoglobinúria bacilar, enterotoxemia, doença do rim polposo, morte súbita, entre outras. A gama de enfermidades que previne varia de acordo com o fabricante. 

Vacina antirrábica: para prevenir a raiva em herbívoros.

Vacinas reprodutivas: protege os animais contra doenças como rinotraqueíte infecciosa bovina (IBR), diarréia viral bovina (BVD), parainfluenza tipo 3 (PI3), vírus sincicial respiratório bovino (BRSV), e diferentes cepas de leptospira, variando conforme o laboratório. 

 

Alguns exemplos de suplementos são: 

Aminofort e Anabolic: potentes estimulantes das funções orgânicas, promovendo maior vitalidade e equilíbrio fisiológico dos animais. Por se tratar de aminoácidos, o animal precisa ter bastante alimento disponível para gerar o maior ganho de peso esperado.

Fosfosal: indicado no tratamento de deficiências de fósforo, selênio, magnésio, cobre e potássio, é ótimo para reposição dos nutrientes. Em especial o fósforo que é mais escasso nas nossas pastagens, devido a deficiência deste mineral no solo.

Potemin B12: pode ser utilizado no período de gestação e lactação, após vacinações e outros manejos que causem desconforto aos animais, na época de cobertura, no complemento alimentar dos filhotes em crescimento, no reforço alimentar de animais de esportes e trabalhos pesados e na complementação vitamínica e mineral dos mais idosos.

Vigantol ADE: auxilia na prevenção de doenças relacionadas às hipovitaminoses e também em situações de estresse, transtornos metabólicos e doenças infecciosas ou parasitárias, provocando uma recuperação mais rápida e efetiva. 

Roboforte: indicado em casos de perturbações do metabolismo, debilidade vital dos recém-nascidos, atrofia geral, redução da produtividade, esgotamento, convalescença das doenças infecciosas, anemia secundária e após grandes esforços, como parto laborioso.

 

Garanta o bem-estar do rebanho com a Agrimar!

Você encontra esses e outros produtos veterinários em nossas lojas ou também no site. Adquira clicando aqui.

Depoimentos

Gilnei Germano Dagostini
Gilnei Germano DagostiniCultura de cenoura
Read More
"A Agrimar está evoluindo por meio da tecnologia e da qualidade de seus produtos. Com isso, a gente vai crescendo junto.”
Marcio Auler
Marcio AulerCultura de batata
Read More
"Quando precisamos de um parceiro para resolver problemas, o consultor da Agrimar vem até nós e indica os melhores produtos."
José Tomazoni
José TomazoniCultura de uva
Read More
"Trabalhamos com a Agrimar há 52 anos. Sempre fomos bem atendidos pelos consultores, que nos ajudam através da assistência necessária. Estamos muito satisfeitos."

Assine nossa Newsletter

Receba todas as novidades em primeira mão!