8 dicas para cuidar das plantas no inverno

Compartilhar em:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Estamos na estação mais fria do ano e, em algumas regiões do país, as temperaturas baixam muito, impactando no desenvolvimento das plantas, já que elas ficam mais sensíveis e dormentes, guardando energias para florir nos meses seguintes.

Mas, para que as plantinhas não fiquem sem nutrientes neste período de frio e se preparem para os meses de primavera, pode-se mudar a rotina de cuidado com elas. Preparamos oito dicas para ajudar você a mantê-las saudáveis mesmo nos dias de inverno.

Leia a seguir!

 

8 dicas para cuidar das plantas no inverno

 

Durante os meses frios, o mais importante é compensar a falta de calor natural de outras formas, investindo em ações que barrem as baixas temperaturas e não favoreçam a umidade. 

 

Veja alguns cuidados que você pode ter com as suas plantas: 

 

1.Cubra a terra com folhas

Para hortas e jardins, fazer uma cobertura morta com folhas de árvores é uma boa maneira de reter o calor no solo. Se aplicar essa técnica, cuide para não regar excessivamente e troque as folhagens com frequência, para que não apodreçam e tragam fungos para as plantas.

 

  1. Regue menos e no horário certo

Com as temperaturas baixas, a água demora mais tempo para evaporar. Portanto, não é preciso regar as plantas na mesma frequência que nos períodos quentes. 

 

Afinal, o excesso de umidade cria um ambiente favorável a fungos e pragas e, em caso de frio muito intenso, pode congelar e queimar as plantas. Atente também para o horário ideal: pela manhã cedo, para que a água vá secando ao longo do dia, com o calor do sol. 

 

  1. Faça menos podas

Geralmente, as plantas crescem menos no inverno e podar demais pode prejudicar ainda mais o seu desenvolvimento. Tire apenas os galhos que estejam secos ou mortos

 

  1. Adube com menos frequência

O uso de adubo estimula a brotação, porém, nas estações frias, isso não é bom. Esse é um período em que as plantas estão com o metabolismo mais lento e precisam descansar para florir na estação seguinte. 

 

O ideal é adubar cerca de um mês antes do início do inverno e um mês antes da primavera. 

 

  1. Traga suas plantas para dentro

Os vasos menores e suspensos podem ser trazidos para dentro de casa, aproveitando um pouco do calor. Porém, lembre-se de que eles devem ficar próximos a janelas, para receber luminosidade. 

 

  1. Cubra as plantas durante a noite

É uma ótima maneira de impedir a formação de geada nas folhas, especialmente para as espécies tropicais, que são bastante sensíveis às temperaturas baixas. Use TNT ou lonas e não se esqueça de retirar a cobertura pela manhã cedo, para garantir que as plantas recebam a luz do sol. 

 

  1. Afofe a terra

Essa é uma forma de deixar a terra mais aerada, fundamental para garantir a absorção dos nutrientes, que são mais escassos no inverno. 

 

Se o solo estiver duro, demorando muito tempo para absorver a água, está na hora de afofar. Em vasos, você pode usar, por exemplo, o cabo de uma colher para movimentar a terra delicadamente, cuidando para não danificar as raízes. 

 

  1. Faça uma estufa

Além de impedirem a saída do calor, as estufas também protegem as plantas do vento e da chuva,sendo a melhor opção para mantê-las saudáveis em períodos de frio intenso. 

 

Os produtos que as suas plantas precisam estão aqui! 

 

A Agrimar tem tudo o que você precisa para cuidar das suas plantas, estejam elas na horta, no jardim ou ao seu lado, dentro de casa.

 

Confira a loja virtual e veja tudo o que está à sua disposição clicando aqui. 

Depoimentos

Gilnei Germano Dagostini
Gilnei Germano DagostiniCultura de cenoura
Read More
"A Agrimar está evoluindo por meio da tecnologia e da qualidade de seus produtos. Com isso, a gente vai crescendo junto.”
Marcio Auler
Marcio AulerCultura de batata
Read More
"Quando precisamos de um parceiro para resolver problemas, o consultor da Agrimar vem até nós e indica os melhores produtos."
José Tomazoni
José TomazoniCultura de uva
Read More
"Trabalhamos com a Agrimar há 52 anos. Sempre fomos bem atendidos pelos consultores, que nos ajudam através da assistência necessária. Estamos muito satisfeitos."

Assine nossa Newsletter

Receba todas as novidades em primeira mão!