4 dicas para ter plantas saudáveis em casa

Compartilhar em:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Ter plantas em casa é um hobby cada vez mais comum e que tem diversas vantagens, já que elas decoram o ambiente, ajudam a purificar o ar, trazem a natureza para mais perto, podem produzir ingredientes para receitas e colaboram com os momentos de relaxamento.

Mas, para que tudo isso aconteça, é preciso que as plantas estejam saudáveis e recebam os cuidados necessários, que variam de acordo com cada espécie e com o espaço em que se encontram.

Quer ter plantas bonitas e sadias? Então, dê uma olhada nas dicas que preparamos. Boa leitura!

O que fazer para ter plantas saudáveis em casa?

Veja quatro dicas para mantê-las sempre trazendo vida e frescor para o seu lar:

1. Escolha a planta adequada

Antes de selecionar uma variedade pela sua beleza ou outras características, é preciso descobrir se ela se adapta bem ao seu ambiente.

Pesquise sobre as espécies levando em conta aspectos como o espaço necessário, as condições de umidade corretas, a demanda de luminosidade ou não, a quantidade de regas e outras questões. Sem dúvidas, você encontrará uma que será perfeita para a sua casa.

2. Regue nos momentos certos

Descobrir a quantidade e a frequência para regar as suas plantas pode demorar algum tempo. Cada variedade difere nesse quesito e as condições do ambiente também influenciam.

À princípio, siga as recomendações que você encontrou em sua pesquisa ou que foram oferecidas ao comprar a semente ou muda e análise o desenvolvimento da planta. Se for necessário, faça testes oferecendo mais ou menos água.

Uma dica que serve para todas as espécies é que o melhor momento para dar água é de manhã cedo. Nesse horário, as temperaturas estão baixas, mas aumentando gradualmente.

Isso impede a evaporação rápida demais e garante que as raízes recebam a umidade, mas também previne que a terra fique molhada por muito tempo, o que pode causar mofo e fungos e atrair pragas.

Para prevenir a disseminação da dengue, vale lembrar: coloque areia ou pó de café nos pires dos vasos e, então, adicione água. A umidade é suficiente para manter as plantas vivas e, dessa forma, você não deixa a água acumular.

3. Selecione o local com a luminosidade ideal

Variedades que precisam de muita luz vão se desenvolver melhor plantadas em um quintal, em um jardim ou em vasos alocados em sacadas. No entanto, algumas espécies necessitam de luminosidade indireta, já outras pedem luz por poucas horas no dia a dia.

Para esses casos, você pode posicioná-las de acordo com cada uma, dentro de casa, próximas a janelas ou fora. Lembre-se sempre de observar a evolução da planta e mudá-la de lugar, se possível, caso não esteja crescendo como deveria.

4. Troque de vaso, se precisar

Dependendo do tamanho da espécie, pode ser preciso trocar o vaso por um maior. Depois de um tempo, as raízes começam a tomar muito espaço dentro da terra, o que pode impedir a absorção completa dos nutrientes e “sufocar” a planta.

Se as folhas forem muito pequenas, a produção de flores começar a diminuir ou se as raízes aparecerem na superfície, é hora de oferecer um espaço maior.

Certifique-se de transferir a planta com cuidado e delicadeza para não danificá-la. No novo vaso, a terra deve cobrir totalmente as raízes, mas sem tocar nas folhas inferiores.

Mantenha suas plantas sempre saudáveis com a nossa ajuda!

Aqui, na Agrimar, temos diversos produtos e ferramentas que vão ajudar você a cuidar cada
vez melhor das suas plantas.

Confira no site, clicando aqui, ou visite uma de nossas lojas físicas.

Depoimentos

Gilnei Germano Dagostini
Gilnei Germano DagostiniCultura de cenoura
Read More
"A Agrimar está evoluindo por meio da tecnologia e da qualidade de seus produtos. Com isso, a gente vai crescendo junto.”
Marcio Auler
Marcio AulerCultura de batata
Read More
"Quando precisamos de um parceiro para resolver problemas, o consultor da Agrimar vem até nós e indica os melhores produtos."
José Tomazoni
José TomazoniCultura de uva
Read More
"Trabalhamos com a Agrimar há 52 anos. Sempre fomos bem atendidos pelos consultores, que nos ajudam através da assistência necessária. Estamos muito satisfeitos."

Assine nossa Newsletter

Receba todas as novidades em primeira mão!