Identifique e elimine de vez a cochonilha das plantações

Compartilhar em:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Um dos maiores medos de todo produtor rural são as perdas nas plantações causadas por insetos e pragas, como a cochonilha. Afinal, elas podem ser responsáveis por causar prejuízos irreversíveis e prejudicar toda a lavoura.

Quer saber como identificar a presença de possíveis infestações de forma precoce e se livrar desse problema? Continue a leitura e confira.

 

O que é a cochonilha? 

É o nome dado a um minúsculo inseto, considerado uma das pragas mais prejudiciais às plantas e uma das pestes mais comuns nas plantações, junto com os pulgões. Apenas uma cochonilha não causa danos expressivos, já que mede cerca de 3 a 5 milímetros. Porém, ela costuma atacar em grandes grupos e estragar folhas, ramos, raízes e até mesmo frutas de diversos tipos de plantas.

Essa praga tem como característica depositar larvas, as quais, muitas vezes, não são nítidas a olho nu, o que a torna uma das mais perigosas que existem. Também é considerada um inseto sugador, pelo fato de se alimentar das seivas.

Tipos de cochonilha

Existem diversos tipos desse inseto. Confira a seguir quais são os principais e as particularidades de cada um:

– Cochonilha branca: essa praga pode afetar vários tipos de plantios, como ananás, goiabeiras, macieiras, pessegueiros e muitos outros. Além de causar danos às plantas por meio de sucção, ela expele um líquido doce, que acaba atraindo as formigas. Esse tipo costuma ficar na parte de baixo das folhas e dos brotos e pode enfraquecer e murchar as plantas com facilidade e, consequentemente, retirar os nutrientes.

Cochonilha preta: fica nítida na planta, devido à coloração escura. Ela também tem potencial de retirar todos os nutrientes de uma planta e sugar toda a seiva bruta, impedindo as plantações de produzir fotossíntese e, assim, ela pode morrer rapidamente. 

– Cochonilha de carapaça: essa cochonilha possui coloração castanho-amarelada e surge em todas as partes – desde folhas, raízes, até nas pétalas, etc. Além disso, se dissemina com facilidade devido à proximidade das plantas e também por causa das correntes de vento.

– Cochonilha corante: a cochonilha produz um extrato que pode ser retirado e usado como corante. O vermelho intenso dessa substância é usado para dar coloração às comidas. A cochonilha corante tem um ciclo de vida de 102 a 180 dias, ou seja, ela demora para se estabelecer na planta. Vale lembrar também que esse é um tipo considerado perigoso, pois a fêmea dessa espécie pode depositar mais de 500 ovos de uma vez só!

– Cochonilha-rosada: de acordo com a Embrapa, esse não é um tipo tão comum no Brasil, mas, mesmo assim, é importante estar atento, pois já foi encontrada em Roraima. A cochonilha-rosada ataca plantas extremamente importantes para a agricultura brasileira, como café, milho, feijão, uva, entre outras. 

 

Como identificar essa praga?

Alguns tipos de cochonilha podem ser visíveis nas plantas, mas, há outros que são mais complicados de serem identificados. Por isso, confira algumas recomendações que podem auxiliar na maioria os casos:

  • Procure embaixo de folhas e em possíveis fendas, como os eixos do vegetal. A recognição pode ser um pouco complicada quando há apenas fêmeas desenvolvidas nas plantas, por serem minúsculas.
  • Já nos estágios reprodutivos da praga, é mais fácil reconhecer, pois os ovos se alastram nas regiões infectadas, proporcionando maior visibilidade à região.

 

Danos causados pela cochonilha

Apesar dos diferentes tipos de cochonilha, geralmente, elas costumam atuar tirando o vigor das plantas. Inicialmente, elas podem perder as folhas e, em seguida, ficam quebradiças, com feridas e partes secas.

Mas, há outros danos que podem ser causados pela sucção da seiva das plantas. Confira alguns a seguir:

  • Deficiência na formação de folhas e frutos;
  • Amarelamento e redução fotossintética;
  • Secreção de uma substância doce, que atrapalha na respiração e transpiração das plantas; 
  • Transmissão de doenças, especialmente vírus;
  • Demora no início da produção;
  • Queda de flores;
  • Queda das produções; 
  • Ocorrência de toxinas nas plantas.

 

Como eliminar a cochonilha? 

Assim como os outros tipos de pragas e insetos, a cochonilha pode ser eliminada com inseticidas. Mas, é necessário lembrar que a infestação pode atingir diversas partes da planta e, mesmo após a aplicação de produtos, é possível que alguns ovos sejam eclodidos futuramente.

Por isso, além do controle periódico, é necessário fazer uma nova aplicação do inseticida. Uma boa indicação é aplicar durante um mês inteiro, uma vez a cada 10 dias.

 

Proteja a sua lavoura com a Agrimar

Na Agrimar, você encontra todos os produtos que precisa para manter a sua plantação segura, produtiva e limpa. Clique aqui e confira uma prévia da variedade de itens. 

Depoimentos

Gilnei Germano Dagostini
Gilnei Germano DagostiniCultura de cenoura
Read More
"A Agrimar está evoluindo por meio da tecnologia e da qualidade de seus produtos. Com isso, a gente vai crescendo junto.”
Marcio Auler
Marcio AulerCultura de batata
Read More
"Quando precisamos de um parceiro para resolver problemas, o consultor da Agrimar vem até nós e indica os melhores produtos."
José Tomazoni
José TomazoniCultura de uva
Read More
"Trabalhamos com a Agrimar há 52 anos. Sempre fomos bem atendidos pelos consultores, que nos ajudam através da assistência necessária. Estamos muito satisfeitos."

Assine nossa Newsletter

Receba todas as novidades em primeira mão!