O mês de setembro é marcado pelo equinócio de primavera no hemisfério Sul, um fenômeno astronômico em que o sol atinge com maior intensidade as regiões próximas da linha do Equador. O período é caracterizado pelas temperaturas mais quentes e por um clima ameno, por isso, é um momento muito importante para a agricultura.
Isso acontece porque esse equilíbrio da temperatura traz de volta a umidade do ar, sugerindo, teoricamente, um maior equilíbrio nos quatro elementos da natureza. Ou seja, a volta do calor condensa o ar, formando chuvas que umidificam a atmosfera e a terra.
Essas são as condições normais, porém, podem surgir adversidades climáticas nesse período, modificando essas circunstâncias atmosféricas. Continue a leitura e veja como a chegada da primavera pode influenciar na agricultura!
Influências externas da primavera na agricultura
A agricultura está ligada diretamente às condições climáticas, que sofrem interferências das estações do ano. A primavera, por exemplo, traz o equilíbrio ideal para os negócios do campo, sendo favorável para gerar alimentos de qualidade. Além disso, é o momento em que os agricultores colhem as plantações de inverno e realizam o preparo e o plantio das culturas de verão.
Apesar disso, há situações em que os produtores rurais são surpreendidos por longos períodos de chuvas, ou da escassez dela; se deparam com baixas temperaturas fora de época, ou com calor excessivo em um momento inesperado. Isso gera diversos transtornos e prejuízos a todos, desde quem planta até o consumidor final, que irá pagar mais pelos alimentos.
O impacto da chegada da primavera na agricultura
A primavera é responsável por mudanças, do aumento da intensidade de luz ao aquecimento da temperatura após o inverno. Isso contribui para a qualidade da agricultura do país e promove os melhores resultados para o setor.
A chegada da estação impacta até nas condições ambientais do país. Por exemplo:
- Com o início da estação, o retorno do calor condensa o ar e aumenta a umidade – o que torna o território favorável para a agricultura;
- O aumento da umidade propicia o aparecimento das chuvas, que umidifica ainda mais o terreno e combate o fogo;
- Além disso, as temperaturas amenas e as chuvas regulares melhoram a qualidade do plantio.
Período de umidade
Em boa parte do Brasil, o início do período úmido começa com a chuva da primavera e se estende pelo verão. É nesse momento também que a terra é molhada, justamente para que se tenha condições de manejo e de plantio.
Isso tudo transforma a primavera em uma estação muito esperada por todos do setor agrícola, já que o plantio da nova safra precisa ser iniciado.
A Agrimar também influencia no seu plantio
A Agrimar conta com materiais e insumos de qualidade que contribuem para que você tenha a melhor colheita para a primavera. Além disso, possui sistemas que podem ser utilizados para driblar determinados fatores climáticos, como períodos de estiagem (sistemas de irrigação), geadas (sistemas antigeada), entre outros.
Conheça os produtos que estão à sua disposição no site.