Produzir hortaliças de qualidade requer uma série de cuidados, incluindo um bom planejamento e estudos que começam antes mesmo de adquirir as mudas ou sementes. Por ser um produto que vai para o consumidor final, é ainda mais importante que esses vegetais sejam cultivados de maneira saudável e cresçam com boa aparência e sabor.
Confira algumas dicas essenciais para um cultivo adequado de hortaliças. Boa leitura!
- Comece pelo estudo das plantas
Uma boa safra começa no período de planejamento do cultivo. É necessário escolher as variedades que se adaptem bem ao seu espaço e região, saber qual a época ideal de plantio, conhecer as pragas e doenças que podem afetar as hortaliças e, a partir disso tudo, planejar o cultivo.
- Adquira mudas e sementes de qualidade
A escolha desses produtos é um daqueles casos onde o barato pode sair caro. Vale a pena investir em fornecedores de procedência conhecida e boa reputação. Às vezes, um erro na hora de selecionar as sementes ou mudas acaba com todo o investimento feito para a plantação, já que elas podem vir contaminadas com doenças.
- Escolha o local ideal para as hortaliças
Além das condições climáticas adequadas, o espaço utilizado deve permitir o acesso fácil de veículos e máquinas, e ter bastante incidência de luz solar.
- Prepare os canteiros corretamente
Quase todas as espécies de hortaliças precisam ser plantadas inicialmente em bandejas ou canteiros fechados, antes de irem para o local da lavoura. A preparação correta desse canteiro é de suma importância para que as plantas cresçam saudáveis.
O solo deve estar bem macio e sem torrões. Para proteger as mudas da umidade que pode causar doenças, o canteiro deve ter cerca de 15 cm de altura e 1,20 m de largura.
- Atente para o preparo do solo
Antes de transferir as hortaliças do canteiro para o local definitivo, o solo precisa estar adequado para o cultivo. Ele deve ser poroso, fofo, arejado e rico em matéria orgânica. Para isso, vale utilizar fertilizantes específicos, além de outros corretivos para solucionar as possíveis deficiências nutritivas.
- Previna e controle as pragas
Para evitar problemas gravas, aposte nos cuidados preventivos. Eles incluem não plantar em locais que já foram atacados, usar sementes e mudas saudáveis, e evitar pontos da lavoura com potencial de encharcamento, pois a umidade excessiva favorece o surgimento das pragas.
Quando a prevenção não for suficiente e as hortaliças já foram acometidas por alguma doença, a primeira providência a tomar é retirar as folhas e frutos que já foram contaminados, antes que transmitam para as outras plantas. Em seguida, deve-se ir atrás de um pesticida de qualidade e adequado para cada cultivo.
- Não se esqueça da irrigação
A maneira de irrigar as hortaliças também influencia no seu crescimento saudável. O ideal é molha-las uma vez ao dia, deixando-as bem úmidas, mas sem encharcar o solo. O horário da rega também deve ser cuidadosamente pensado: em lugares onde não faz tanto calor, as plantas devem ser irrigadas pela manhã, assim, a umidade não se acumula de um dia para o outro e não se soma ao orvalho matinal.
O manejo de hortaliças requer cuidados
São muitos aspectos que devem ser levados em conta para um cultivo produtivo e de qualidade, por esse motivo, pode ser difícil dar conta de cada um deles.
Para isso, conte com a Agrimar! Temos consultores especializados em diversos tipos de hortaliças, que vão te ajudar a tomar as decisões corretas e manter sua lavoura da melhor maneira possível.
Estamos à disposição para tirar suas dúvidas através do e-mail marketing@agrimar.com.br e te ajudar a conhecer tudo o que precisa sobre os seus cultivos.