A data de hoje é muito importante para todos nós, da Agrimar. Por isso, queremos aproveitar para deixar nossa homenagem, agradecimento e apoio a nossos clientes, amigos e parceiros que encontram no agronegócio o seu propósito e a fonte de seu sustento.
Nesse Dia do Trabalhador Rural, descubra mais sobre a origem da data e saiba qual é a importância do trabalho no campo para a economia brasileira! Acompanhe o texto.
Qual é a origem do Dia do Trabalhador Rural?
O dia 25 de maio foi escolhido em homenagem e lembrança à vida e ao trabalho do deputado federal Fernando Ferrari, falecido em 1963 na mesma data.
O parlamentarista gaúcho foi um grande defensor dos direitos dos agricultores, sendo um dos políticos que mais lutou e se engajou por essa causa e suas questões sociais. O dia de sua morte é marcado até hoje como um símbolo para todos os lavradores, agricultores, cuidadores de animais e outros profissionais que trabalham na produção rural.
Em 1971, também em 25 de maio, foi instituído o Programa de Assistência ao Trabalhador Rural, conhecido como Lei Fernando Ferrari, que garantia mais direitos para a profissão, como assistência médica, aposentadoria por invalidez, pensão por falecimento para os familiares e outros benefícios. Foi uma grande conquista e avanço para a categoria.
A importância da produção rural para a economia do país
O agronegócio é uma das principais atividades econômicas do Brasil, representando 27,4% do Produto Interno Bruto (PIB) do país em 2021, segundo o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada).
O último Censo Agropecuário, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, informa que a agricultura familiar brasileira é a 8ª maior produtora de alimentos do mundo e, em algumas localidades, representa a base da economia local. Cerca de 40% dos trabalhadores do país têm alguma ocupação no setor agrícola, uma força de trabalho expressiva e significativa.
Ao longo dos últimos anos, especialmente comparando 2016 e 2019, houve uma redução de 800 mil trabalhadores do setor. Porém, essa diminuição não representa uma queda na produção e no crescimento do agro, mas sim uma consequência natural do êxodo rural e da mecanização e automação dos processos, que contribui para a evolução do ramo.
O Brasil também está no topo dos rankings de países exportadores de carne bovina, frango, milho e soja e de produtores de café, suco de laranja e açúcar.
Acompanhe o blog da Agrimar para saber mais sobre o agronegócio
Confira conteúdos com dicas para sua lavoura, sobre as melhores práticas de manejo e plantio e mais no nosso blog. Clique aqui para ler.