Um dos aspectos mais importantes do manejo das frutíferas é a poda, um procedimento essencial para a saúde desse tipo de planta, que ajuda a melhorar a qualidade dos frutos. Ela contribui para o desenvolvimento da árvore e aprimora a absorção dos nutrientes, entre outras vantagens.
No parreiral, a poda tem algumas particularidades que garantem uma boa safra e que tornam a uva mais adequada para a sua finalidade, seja ela o consumo ou a produção de vinho. Acompanhe o texto para conhecer alguns desses pontos e saber qual é a melhor época para podar as videiras!
Qual é a época certa para podar a videira?
O mês de agosto é o melhor período, por ser o final do inverno. Nessa época, as plantas ainda estão dormentes, porém, já se preparando para brotar em breve, e a poda ajuda nesse processo.
A melhor forma de identificar com clareza o tempo correto para o procedimento é observando a presença do “choro”: um fluxo de líquido que ocorre após o corte de um ramo, demonstrando que as raízes já despertaram e estão absorvendo a umidade e nutrientes do solo.
Qual é a finalidade da poda na videira?
Quando feita na época certa e com os métodos adequados, a poda traz diversos benefícios que fazem a diferença no desenvolvimento dos frutos. Confira alguns:
- Favorece o fluxo de nutrientes para a parte aérea da planta, melhorando a brotação;
- Limita o número de gemas, gerando um equilíbrio entre a capacidade de produção e o vigor do crescimento da videira. Ou seja, garante uvas com qualidade melhor;
- Ajuda a organizar a posição dos cachos, melhorando a incidência solar e o contato com a água e tratamentos;
- Previne fungos e pragas, especialmente o míldio, que é transmitido facilmente quando a videira está mais cheia.
Como fazer a poda correta?
Além de escolher a época certa, existem muitos detalhes que envolvem a poda adequada. Um dos principais aspectos é pensar que o objetivo não é apenas retirar galhos, mas escolher as gemas mais férteis e que estão nas melhores posições, para favorecer a qualidade e a produção dos frutos e a estrutura da videira.
É essencial podar os ramos que crescem no solo e que vêm das raízes, pois eles roubam a energia do ramo principal, prejudicando o crescimento da planta e a produção de cachos. Também é necessário retirar os galhos secos e os que não seguem a estrutura principal do pergolado. Dessa forma, as gemas restantes recebem energia e nutrientes o suficiente.
Encontre as melhores ferramentas para o manejo da videira!
Aqui, na Agrimar, temos tudo o que você precisa para cuidar do parreiral da melhor forma. Visite uma de nossas lojas físicas ou acesse o site para conferir.