Todo agricultor enfrenta esse desafio: vencer pragas e doenças que causam danos à lavoura. É um cuidado que faz parte do dia a dia da agricultura e das boas práticas de manejo, sendo fundamental para assegurar o sucesso e o rendimento da produção.
Existem diversas formas de prevenir e combater esses problemas, que vão desde ações simples, como a rotação de culturas, até o uso de produtos químicos. Acompanhe o texto e confira nove dicas para evitar pragas e doenças na plantação!
O que fazer para evitar as pragas e doenças?
Evitar os insetos, os fungos e outros microorganismos que atacam as plantas não envolve apenas uma ação, mas sim um conjunto de hábitos que devem fazer parte da rotina do cultivo.
Confira as nossas seis dicas para prevenir e três formas de combater as pragas e doenças:
Prevenção:
- Regue na quantia adequada
É claro que a água é fundamental para as plantas, porém, na quantidade certa. A umidade em excesso cria um ambiente propício para fungos e bactérias, enquanto a falta de água deixa as plantas mais frágeis e sensíveis, dificultando a absorção de nutrientes.
Além da quantia correta, é importante regar sempre no início da manhã, assim, o calor do dia evapora a maior parte da água e evita o acúmulo.
- Higienize os materiais
Certifique-se de que todos os equipamentos usados na lavoura sejam sempre higienizados entre o uso em diferentes culturas, para evitar a transmissão de pragas de uma plantação para a outra.
- Faça rotação de culturas
Especialmente após um cultivo que foi contaminado, não plante o mesmo vegetal no local em seguida. Use o espaço para alguma espécie ou variedade que não seja hospedeira da praga que atacou sua lavoura.
- Prepare o solo corretamente
O preparo da terra, oferecendo os nutrientes necessários para as plantas, também ajuda a protegê-las das pragas, já que, com a nutrição correta, os vegetais se tornam mais saudáveis e fortes.
- Escolha variedades mais resistentes
O uso de espécies que tenham mais resistência a determinadas doenças é uma das principais formas de prevenção, diminuindo os riscos de infecção.
- Observe constantemente
O monitoramento frequente das características da produção, observando o tamanho, cor e formato das plantas e frutos, pode identificar um problema em estágios iniciais, facilitando no seu combate. Portanto, esteja sempre atento a qualquer sinal diferente em sua plantação.
Combate:
- Remova plantas contaminadas
Apesar de não funcionar para todas as doenças e pragas, em alguns casos a simples remoção das plantas infectadas já evita que outras sejam infectadas.
- Use armadilhas
Dependendo do tipo de inseto que ataca a sua plantação, ele pode ser facilmente eliminado com armadilhas caseiras simples, evitando que danifique mais plantas.
- Aposte em defensivos agrícolas
Produtos com ação repelente, inseticida e pesticida são a solução para casos mais graves, onde a prevenção e as outras formas de combater as pragas e doenças não foram suficientes. Use-os com cuidado e sempre de acordo com orientações profissionais, para não prejudicar ainda mais a sua plantação ou afetar a qualidade dos vegetais.
Saiba mais sobre os cuidados com a lavoura!
Acesse o nosso blog e leia mais textos como esse, com dicas para o manejo da lavoura. Clique aqui e confira.