Os defensivos agrícolas, quando utilizados da forma correta, são aliados do trabalho no campo, ajudando a proteger a lavoura de doenças e pragas e garantindo uma produção saudável.
Além de estarem presentes nas plantações, eles também trazem benefícios para o pasto. Afinal, os animais requerem alimento seguro e de qualidade, para que se desenvolvam da melhor forma e tragam o rendimento esperado.
Acompanhe o texto e saiba tudo sobre o uso de defensivos de pastagem!
Quais são os tipos de defensivos?
Existem diversos produtos criados com o objetivo de combater e evitar as pragas. Os principais tipos são:
- Inseticidas: controlam e eliminam insetos.
- Acaricida: controla ácaros.
- Fungicidas: controlam diversos tipos de fungos e bolores.
- Bactericida: combate bactérias.
- Nematicida: combate os vermes nematoides.
- Herbicida: controla as ervas daninhas.
A pastagem é mais afetada pelas plantas daninhas, portanto, o defensivo mais comum para tratá-la é o herbicida.
Quatro cuidados para usar defensivos de pastagem
Eles ajudam a melhorar as condições da criação agropecuária, mas requerem bastante atenção para que tudo ocorra com segurança. Confira alguns dos principais cuidados ao lidar com defensivos para o pasto:
- Avalie a situação da pastagem
Se o campo já estiver muito danificado, usar produtos químicos para matar as daninhas não será uma boa ideia. É preciso avaliar qual é o tipo de praga presente e optar pelo defensivo específico para ela.
Além disso, se as ervas alcançarem um estágio avançado de crescimento, os herbicidas provavelmente não serão muito eficientes. O ideal é que elas estejam na etapa de desenvolvimento vegetativo.
- Escolha o produto adequado
Cada lavoura tem necessidades diferentes, portanto, conte com ajuda técnica especializada para entender qual defensivo é o melhor no seu caso. E, claro, certifique-se de que o produto é apropriado para a pastagem e não causará danos à saúde do gado.
- Descubra qual é a melhor forma de aplicar
O objetivo de qualquer aplicação de defensivos é levar a molécula do produto até o seu alvo, nesse caso, as ervas daninhas. O uso incorreto pode dificultar esse processo ou torná-lo pouco eficiente, gerando prejuízos. Procure orientação profissional para descobrir o método adequado.
- Garanta a segurança do trabalhador
Lidar com defensivos pode ser perigoso para a saúde humana. Capacite os profissionais que irão preparar e aplicar o produto e ofereça EPIs, como boné árabe, jaleco, viseira, luvas, respirador com filtro de carvão, botas, avental e calça, fundamentais para esse tipo de trabalho.
Encontre os defensivos certos para a pastagem!
Aqui, na Agrimar, contamos com diversos tipos de produtos para proteger o pasto. Confira no nosso site, aqui.