7 dicas para cuidar das plantas e das flores no verão

Compartilhar em:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

O verão é a estação caracterizada pelas altas temperaturas e, se você tem plantas e flores nos jardins ou em vasos, precisa lembrar que elas necessitam de cuidados redobrados neste período.

Afinal, a mudança da estação interfere na posição e na incidência solar e também altera a umidade do ar, ocasionando desidratação, folhas queimadas ou secas, entre outros.

Neste artigo, você vai conferir dicas para cuidar e manter o seu jardim belo e florido. Boa leitura! 

 

7 dicas para cuidar das flores e das plantas no verão

Confira as recomendações e aproveite a estação mais quente do ano com um lindo jardim: 

  • Use vasos autoirrigáveis

Os vasos autoirrigáveis são uma ótima opção para quem não tem muito tempo de irrigar as plantas e/ou vai viajar no verão. Isso porque eles possuem um sistema especial, com um reservatório acoplado que disponibiliza água no recipiente. 

  • Mude as plantas de lugar 

A chegada do verão faz com que o posicionamento do sol também mude, por isso, é importante ter cuidado com a exposição direta nas plantas, principalmente à tarde. 

A melhor solução é trocar o cantinho das suas plantas por um lugar com meia sombra e, à medida que o sol muda de posição, reajustar a localização de algumas plantas. 

Dica extra: as flores requerem cerca de 12 a 16 horas de luz por dia e as plantas com folhagem precisam de 14 a 16 horas.

  • Intensifique as regas das flores no verão

Essa é a estação onde as plantas costumam perder água com facilidade, por isso, borrife mais ao redor delas, criando um ambiente úmido. Além disso, é importante despejar a água devagar, para regar bem todos os cantos da planta, impedindo que a água escoe pelo vaso.

Se houver dúvidas sobre a necessidade de água, basta fazer o teste do dedinho para ver se o solo está seco e se a planta precisa de mais rega.

Dica extra: acompanhe as folhas da sua planta. A falta de crescimento, a queda, a perda de cor e a podridão das folhas podem indicar excesso de rega. 

  • Cuidado com as pragas

Esse é o período em que parasitas e fungos se proliferam com mais facilidade, por isso, é importante ficar atento à presença dessas pragas.

O ideal é sempre observar os sinais das plantas e como estão as suas folhas. Tome cuidado caso seja necessário aplicar pesticidas e inseticidas, já que a composição química diferente da água pode queimar ainda mais as folhas. 

Dica extra: lembre-se de fazer isso à noite e manter as plantas na sombra durante o dia.

  1. Ajuste a fertilização

O calor dessa época faz com que algumas plantas cresçam de forma rápida, e isso afeta o seu apetite, o que significa que ela é preciso ter mais nutrientes ​​no solo – os quais só devem ser aplicados nos meses quentes.

Dica extra: fertilize no início da manhã para reduzir as chances de queimar as plantas e confira o rótulo do fertilizante, utilizando apenas metade da dosagem indicada nos dias mais quentes.

  • Não regue durante o dia no verão

Esse é um grande erro, pois pode causar grandes danos às plantas. Sendo assim, os melhores momentos para a rega são no início da manhã e/ou final da tarde, quando o clima está mais amena. Além disso, utilize água em temperatura ambiente.

  • Evite as podas

A poda faz com que as plantas cresçam e, com isso, nascem novos brotos, que, na maioria das vezes, são sensíveis à luz solar e às temperaturas altas. Desta forma, deixe para podar as plantas e as flores no final do inverno e no início da primavera. 

Conte com a Agrimar para cuidar do seu jardim

Na Agrimar, você encontra uma infinidade de produtos que auxiliam nos cuidados e no manejo de plantas, folhagens e flores. Clique aqui e veja as opções disponíveis.

Depoimentos

Gilnei Germano Dagostini
Gilnei Germano DagostiniCultura de cenoura
Read More
"A Agrimar está evoluindo por meio da tecnologia e da qualidade de seus produtos. Com isso, a gente vai crescendo junto.”
Marcio Auler
Marcio AulerCultura de batata
Read More
"Quando precisamos de um parceiro para resolver problemas, o consultor da Agrimar vem até nós e indica os melhores produtos."
José Tomazoni
José TomazoniCultura de uva
Read More
"Trabalhamos com a Agrimar há 52 anos. Sempre fomos bem atendidos pelos consultores, que nos ajudam através da assistência necessária. Estamos muito satisfeitos."

Assine nossa Newsletter

Receba todas as novidades em primeira mão!