Plantar seus próprios temperos tem diversas vantagens e é algo que muitas pessoas desejam, especialmente quem gosta de cozinhar. É uma maneira de ter esses produtos sempre à disposição, com qualidade, sabor e frescor.
Além disso, não é preciso ter um espaço grande, pois essas plantas crescem bem mesmo em terrenos pequenos, então, você pode ter uma horta de ervas medicinais e culinárias no quintal da sua própria casa.
Acompanhe o texto e confira nossas dicas sobre as melhores espécies, como plantar e quais os cuidados necessários. Boa Leitura!
Melhores ervas e temperos para ter em casa e como cuidar delas
– Alecrim: muito usado para temperar legumes e carnes, também é um ótimo digestivo, servindo para o uso em chás. Cresce bem em solo arenoso e locais com bastante luz solar. Não necessita de muita água, portanto, a rega duas vezes por semana é mais do que suficiente. É um tempero perene, ou seja, sua planta tem uma vida útil de mais de dois anos
O cultivo pode ser realizado através de muda ou de semente. No caso da primeira opção, a colheita pode ser feita dez dias após o plantio. Se foram utilizadas sementes, deve-se esperar 90 dias para colher. O alecrim é uma erva que dá flores e, apesar de serem muito bonitas, elas devem ser podadas assim que surgirem, pois roubam todo o sabor e o aroma das folhas.
– Manjericão: tempero muito usado na culinária, especialmente em preparos com tomate. Requer, no mínimo, três horas diárias de sol e seu solo deve estar sempre úmido – nunca encharcado. Também é uma planta perene, mas se for colhido com muita frequência sua produtividade pode diminuir.
Um diferencial do manjericão é que ele pode ser consumido desde muito jovem, então, logo após plantar a muda, já se pode usufruir do seu sabor em receitas. No caso de plantio com sementes, o ideal é aguardar 60 dias
– Hortelã: mais comum em chás, sucos e sobremesas, tem efeito calmante digestivo e expectorante. É uma das plantas mais simples de cultivar e precisa de uma terra úmida. O único porém é que deve ser plantada distante de outras ervas, pois pode acabar absorvendo seus nutrientes.
A hortelã precisa de regas diárias, mas sem exageros, e cresce bem em locais com pouca luz. Assim como o alecrim, suas flores devem ser cortadas antes mesmo que os botões abram, e também é uma espécie considerada perene. O momento ideal para a colheita é logo que as flores começam a surgir, pois é nessa época que ela tem mais sabor e aroma.
– Cebolinha: muito presente no cardápio dos brasileiros, é considerada um dos melhores temperos para se ter em casa, por se adequar bem a vários climas. Precisa de locais bem-iluminados, mas não necessariamente de incidência direta do sol. O solo ideal para a cebolinha é fofo, drenado e rico em matéria orgânica. Também é uma erva perene e sua colheita pode ser iniciada a partir dos 75 dias.
Além das plantas que citamos, diversas variedades são fáceis de cultivar em quintais e jardins caseiros, como coentro, salsa, pimenta-dedo-de-moça, sálvia, louro, tomilho, entre outros.
Cultivar temperos em casa é ainda mais fácil com produtos de qualidade!
Viu como é simples plantar suas próprias ervas? E para que seja ainda melhor, você precisa de excelentes produtos.
A Agrimar tem tudo para a sua horta caseira, te ajudando desde o plantio até a colheita. Confira nossa loja virtual clicando aqui.