Seja para decoração ou para consumir seus frutos, muitas pessoas gostam da ideia de ter plantas em seu lar. Além de ser uma tendência moderna em design de interiores, é uma maneira de trazer o verde da natureza para perto de si.
Entretanto, pode parecer difícil e trabalhoso cuidar delas, especialmente quando não estão ao ar livre. Mas, isso não é verdade!
Algumas espécies de plantas são perfeitas para se ter em casa, necessitando de cuidados mínimos e oferecendo um ambiente fresco e com elementos naturais.
Conheça algumas delas a seguir! Boa leitura.
Melhores plantas para se ter em casa
1. Samambaia
Campeã de presença em projetos de decoração, ela é tão popular por um motivo: sua praticidade! Além, é claro, de ser muito bonita.
Como seus caules são bastante longos, é ideal que ela fique pendurada em locais altos, e com incidência de luz solar indireta. Muita exposição ao sol pode queimar suas folhas. Deve ser regada cerca de duas vezes por semana, sem encharcar a terra.
2. Espada-de-são-jorge
É ideal para climas mais secos, pois ajuda a umidificar o ar, produzindo uma quantidade relativamente grande de oxigênio. Cresce bem tanto em ambientes externos quanto internos, seja com incidência solar direta ou não. É necessário regá-la uma vez por semana.
3. Orquídea
Entre as flores, é a mais comum para se ter em casa, por ser durável e prática de cuidar. Precisa apenas de um local com iluminação indireta e regas de duas a três vezes por semana.
4. Costela-de-adão
Muito tradicional para decoração, pelas suas folhas grandes e bonitas, é uma planta que também precisa de luz, porém sem incidência solar direta. O solo deve ser mantido sempre úmido, mas não em exagero.
Porém, requer uma atenção especial no seu uso: a costela-de-adão pode ser tóxica para a mucosa nasal de animais e, se ingerida, também para o ser humano. Então, se decidir tê-la em casa, mantenha em um local fora do alcance das crianças e pets.
5. Agave
Um tipo de suculenta, essa planta é ideal para quem não tem muito tempo ou esquece facilmente das regas: tem uma resistência maior à falta de água e necessita ser regada aproximadamente uma vez a cada dez dias. Precisa do contato com a luz do sol.
6. Cróton
Chamando a atenção pela sua variedade de coloração, suas folhas mesclam tons de verde, amarelo, roxo e vermelho. Ela necessita de bastante luz, portanto, se for colocada dentro de casa, o ideal é que seja próximo a uma janela. Deve ser regada quando o solo estiver seco.
7. Lírio da paz
Uma planta bastante durável, ela traz também um ar único para a decoração, pela sua flor bastante diferente. Requer luminosidade indireta, regas semanais e gosta de locais quentes e úmidos.
8. Bromélia
Uma planta bastante resistente, tem suas características flores coloridas. Cresce bem em lugares com bastante calor e umidade, portanto, não precisa ser regada com muita frequência. É preferível mantê-la em locais com luz indireta, pois os raios solares podem queimar as folhas.
Quer trazer mais natureza para a sua casa?
Fique de olho no blog da Agrimar para conferir mais dicas e informações sobre cultivo de plantas ornamentais e frutíferas na área urbana, seja em quintais ou apartamentos. Confira nossos outros conteúdos aqui.