Quando decidimos plantar uma determinada espécie de planta, fazemos de tudo para que ela cresça bem: enriquecemos o solo, irrigamos, preparamos estufas, controlamos as pragas, e realizamos muitas outras atividades necessárias..
Mas, a natureza tem outras maneiras de nos dar cultivos mais saudáveis e bonitos, vantagens estas que devem ser usadas a favor da lavoura.
Neste sentido, entram em cena as plantas inimigas e as companheiras. Já ouviu falar nesses termos? Acompanhe o texto e descubra o que são!
Plantas companheiras: o que são?
Também chamadas de plantas amigas, elas são as amizades do mundo vegetal. Ou seja, se dão muito bem juntas. Quando plantadas no mesmo espaço, se ajudam e têm um desenvolvimento melhor.
Elas podem absorver a água e os nutrientes de forma mais eficaz e até realizar a alelopatia, que é a liberação de substâncias que fazem bem para a vizinha de canteiro, como por exemplo, elementos que têm efeito pesticida.
Conhecer os cultivos e plantá-los no mesmo local proporciona mais produtividade e qualidade para a lavoura, além de ser um incentivo à diversificação de culturas, o que pode possibilitar um rendimento financeiro maior.
Plantas inimigas: o que são?
Já as plantas inimigas, têm um efeito negativo uma na outra. Se cultivadas juntas, podem acabar competindo por um nutriente presente no solo, deixando a outra fraca. O efeito alelopático também ocorre nesse caso, dessa vez com uma consequência: substâncias presentes em um cultivo podem ser danosas para outros.
É preciso levar em consideração as variedades inimigas também na sucessão de culturas, pois esses danos também acontecem quando são plantadas no mesmo solo, uma após a outra.
Quais são as combinações ideais de plantas?
Confira quais são as melhores vizinhas de alguns cultivos e também as suas principais inimigas.
Alface: suas companheiras são a cenoura, o rabanete, o pepino, o morango, a rúcula, a abobrinha e o alho-poró. Já as inimigas são a salsa e o girassol.
Abóbora: se dá bem com o milho, a acelga, o amendoim e a abobrinha. A batata é sua inimiga.
Abobrinha: alface e abóbora são suas amigas. Já a batata, não.
Batata: deve ser plantada junto com o feijão, o milho, o repolho, a cereja, a ervilha, a berinjela e o alho. Não se dá bem com pepino, girassol, tomate, maçã, framboesa, abóbora e abobrinha.
Beterraba: suas plantas companheiras são o alface, o nabo, a cebola e a couve. Tem apenas uma inimiga, que é a vagem.
Cebola: se dá bem com beterraba, morango, camomila, tomate e alface. Não deve ser plantada com ervilha e feijão.
Feijão: suas amigas são o pepino e a batata. Já as inimigas, são a cebolinha, a cebola e o tomate.
Morango: as principais companheiras são o alface e a cebola, e o repolho é inimigo
Tomate: tem muitas amigas, como a cebola, a cebolinha, a salsa, a cenoura, a menta e o manjericão. As inimigas são a batata, o funcho, o repolho, o pepino e o feijão.
Comece já a sua plantação!
Agora que você já sabe quais combinações fazer, encontre as melhores sementes para a sua horta ou jardim na Agrimar! Clique aqui e confira.