As hortas caseiras são uma ótima maneira de ter a natureza pertinho de si, mesmo em espaços urbanos. Também possibilitam plantar seus próprios vegetais, frutas e ervas, usufruindo dos benefícios e do sabor de ter ingredientes frescos e saudáveis ao seu dispor.
Mas, como qualquer outra forma de plantio, elas também estão propensas a sofrer problemas que podem danificar as plantas e prejudicar as suas propriedades naturais.
Saiba a seguir quais são as principais pragas e doenças que podem atingir as hortas e como evitá-las. Boa Leitura!
Quais são as doenças e pragas que afetam as hortas?
Veja algumas das situações mais comuns e seus sintomas:
- Lagarta-rosca: são lagartas com comprimento entre 3 e 5 cm e cor marrom, que atacam à noite e se escondem durante o dia. Podem comer as folhas e também os caules, criando galerias por dentro deles. Para encontrá-las é preciso cavar a terra.
- Mosca-branca: chamam atenção pela cor clara e sugam a seiva da planta desde os estágios iniciais, além de transmitir doenças.
- Pulgão: existem diversos tipos, com cores e tamanhos variados. Atacam as partes mais suculentas da planta e podem transmitir viroses.
- Lesmas e caracóis: se alimentam das plantas, atacando as folhas e ramos. Sua presença é fácil de identificar, pelo rastro pegajoso que deixam.
- Fungos: deixam sinais, como pintas ou manchas, nos caules, frutos e folhas. Podem causar o apodrecimento ou secamento, levando à morte das plantas.
- Nematóides: um tipo de parasita, se alimenta do conteúdo celular das plantas, prejudicando seu desenvolvimento e absorção de nutrientes.
Como evitar e acabar com as pragas e doenças?
Ao contrário do que acontece na lavoura, o uso de agroquímicos não é recomendado, já que pode ter um custo muito alto para uma produção tão pequena, além de tirar as características naturais e orgânicas das plantas.
Mas, existem outras maneiras de realizar o manejo adequado para contornar essas situações. Confira algumas dicas:
- Cultive diversas plantas
Como algumas pragas preferem vegetais específicos, diversificar a sua horta diminui as chances de que toda ela seja atacada.
- Mantenha o solo adubado
Com os nutrientes adequados, as plantas conseguem se manter mais fortes. Por isso, pesquise sobre quais são os principais elementos que cada espécie precisa e busque por formas de incluí-los na terra.
- Regue no ínicio do dia
Molhar as plantas de manhã garante que não estarão excessivamente úmidas durante a noite, o que evita a proliferação de fungos.
- Cuide dos amigos das plantas
Nem todos os insetos causam danos à sua horta: abelhas, joaninhas e minhocas ajudam a proteger as plantas e trazem benefícios para o seu desenvolvimento.
- Remova as ervas daninhas
Elas também podem roubar nutrientes e atrair pragas, portanto, mantenha seu canteiro livre de invasoras.
- Plante pesticidas e repelentes naturais
Plantas como cebola, alho, manjericão, citronela, hortelã e alecrim exalam odores e substâncias que afastam os insetos, protegendo a horta e trazendo ainda mais variedade para o seu cultivo.
Mantenha a sua horta saudável!
Aqui, na Agrimar, você encontra tudo o que precisa para cultivar seus próprios vegetais e ervas, desde as ferramentas até as sementes. Conheça nossos produtos no site, clicando aqui.