Saiba quais são as doenças e pragas mais comuns em hortas e como evitá-las

Compartilhar em:

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

 

As hortas caseiras são uma ótima maneira de ter a natureza pertinho de si, mesmo em espaços urbanos. Também possibilitam plantar seus próprios vegetais, frutas e ervas, usufruindo dos benefícios e do sabor de ter ingredientes frescos e saudáveis ao seu dispor. 

Mas, como qualquer outra forma de plantio, elas também estão propensas a sofrer problemas que podem danificar as plantas e prejudicar as suas propriedades naturais.

Saiba a seguir quais são as principais pragas e doenças que podem atingir as hortas e como evitá-las. Boa Leitura! 

 

Quais são as doenças e pragas que afetam as hortas?

Veja algumas das situações mais comuns e seus sintomas: 

  • Lagarta-rosca: são lagartas com comprimento entre 3 e 5 cm e cor marrom, que atacam à noite e se escondem durante o dia. Podem comer as folhas e também os caules, criando galerias por dentro deles. Para encontrá-las é preciso cavar a terra. 

 

  • Mosca-branca: chamam atenção pela cor clara e sugam a seiva da planta desde os estágios iniciais, além de transmitir doenças. 

 

  • Pulgão: existem diversos tipos, com cores e tamanhos variados. Atacam as partes mais suculentas da planta e podem transmitir viroses. 

 

  • Lesmas e caracóis: se alimentam das plantas, atacando as folhas e ramos. Sua presença é fácil de identificar, pelo rastro pegajoso que deixam. 

 

  • Fungos: deixam sinais, como pintas ou manchas, nos caules, frutos e folhas. Podem causar o apodrecimento ou secamento, levando à morte das plantas. 

 

  • Nematóides: um tipo de parasita, se alimenta do conteúdo celular das plantas, prejudicando seu desenvolvimento e absorção de nutrientes. 

 

Como evitar e acabar com as pragas e doenças?

Ao contrário do que acontece na lavoura, o uso de agroquímicos não é recomendado, já que pode ter um custo muito alto para uma produção tão pequena, além de tirar as características naturais e orgânicas das plantas. 

Mas, existem outras maneiras de realizar o manejo adequado para contornar essas situações. Confira algumas dicas: 

  • Cultive diversas plantas

Como algumas pragas preferem vegetais específicos, diversificar a sua horta diminui as chances de que toda ela seja atacada. 

  • Mantenha o solo adubado

Com os nutrientes adequados, as plantas conseguem se manter mais fortes. Por isso, pesquise sobre quais são os principais elementos que cada espécie precisa e busque por formas de incluí-los na terra.

  • Regue no ínicio do dia

Molhar as plantas de manhã garante que não estarão excessivamente úmidas durante a noite, o que evita a proliferação de fungos. 

  • Cuide dos amigos das plantas

Nem todos os insetos causam danos à sua horta: abelhas, joaninhas e minhocas ajudam a proteger as plantas e trazem benefícios para o seu desenvolvimento. 

  • Remova as ervas daninhas

Elas também podem roubar nutrientes e atrair pragas, portanto, mantenha seu canteiro livre de invasoras. 

  • Plante pesticidas e repelentes naturais

Plantas como cebola, alho, manjericão, citronela, hortelã e alecrim exalam odores e substâncias que afastam os insetos, protegendo a horta e trazendo ainda mais variedade para o seu cultivo. 

 

Mantenha a sua horta saudável!

Aqui, na Agrimar, você encontra tudo o que precisa para cultivar seus próprios vegetais e ervas, desde as ferramentas até as sementes. Conheça nossos produtos no site, clicando aqui. 

Depoimentos

Gilnei Germano Dagostini
Gilnei Germano DagostiniCultura de cenoura
Read More
"A Agrimar está evoluindo por meio da tecnologia e da qualidade de seus produtos. Com isso, a gente vai crescendo junto.”
Marcio Auler
Marcio AulerCultura de batata
Read More
"Quando precisamos de um parceiro para resolver problemas, o consultor da Agrimar vem até nós e indica os melhores produtos."
José Tomazoni
José TomazoniCultura de uva
Read More
"Trabalhamos com a Agrimar há 52 anos. Sempre fomos bem atendidos pelos consultores, que nos ajudam através da assistência necessária. Estamos muito satisfeitos."

Assine nossa Newsletter

Receba todas as novidades em primeira mão!