Um jardim florido e uma bela horta saudável em casa são capazes de despertar muitos elogios e proporcionar diversos benefícios para quem cuida e mantém esses espaços. Essa atividade é muito terapêutica, afinal, lidar com a terra e plantar reduz os níveis de estresse e melhora a disposição física.
A prática de cultivar de forma caseira gera economia e garante uma alimentação saudável, além, é claro, de um décor natural para a casa. Gostou da ideia? Confira algumas dicas de sementes e mudas que são de fácil condução quando plantadas no lar.
- Alface
Esta é uma das verduras mais fáceis de ser cultivada, pois a tendência é que as suas mudas se adaptem em todos os espaços.
Para que você produza alface, basta fornecer iluminação e manter o solo com boa nutrição e umidade, porém, não encharcado. As temperaturas entre 10° C e 24° C são ideais para o seu desenvolvimento.
- Cenoura
Se você deseja ter sempre cenouras fresquinhas para o consumo, você deve preparar a terra, deixando-a bem soltinha para que as raízes se desenvolvam (se possível, acrescente matéria orgânica no solo). Na hora de plantar, deixe um espaço de cerca de 10 cm entre as sementes.
Elas precisam ser cultivadas em ambiente com boa iluminação solar! Se os legumes forem plantadas em solo bem nutrido, recebendo boa irrigação, em cerca de quatro meses as cenouras completam seu ciclo, estando prontas para serem colhidas e consumidas.
- Tomate
Essa fruta combina com quase tudo. Na região da Serra Gaúcha, pode ser plantada nas estações mais quentes do ano, onde há o clima ameno, que é o ideal, sempre combinado com áreas bem ensolaradas e solos bem nutridos, sem encharcamentos.
O tomate pode ser cultivado em pequenos vasos ou em canteiros, pois não precisa de grandes áreas para se desenvolver. O tempo de cultivo costuma ser de 80 a 90 dias após o transplante das mudas para o início da colheita.
- Cebolinha
Para cultivá-la, você deve deixar uma distância de pelo menos 5 centímetros entre as sementes e regá-las bastante, já que ela precisa de solo úmido para se desenvolver. Assim como as outras sementes, após 120 dias você já pode colher a planta.
- Manjericão
Você precisa priorizar um local com bastante iluminação do sol – cerca de quatro horas diretas de exposição solar vai fazer muito bem para o seu desenvolvimento.
Já a rega deve ser feita a cada dois ou três dias. Depois, é só esperar a sementinha germinar.
- Violeta
Chegou o momento das flores! Para começar, vamos falar da plantação das violetas, que possuem raízes pequenas e são perfeitas para vasos, ocupando pouco espaço na casa.
Quanto ao cultivo, a luminosidade é necessária para o seu crescimento, mas elas não devem ficar expostas diretamente ao sol, pois pode haver danos às flores. Na rega, cuide para não molhar as folhas, ou seja, jogue a água diretamente no solo evitando manchar as pétalas.
- Margarida
Além de linda, ela é fácil de cultivar! A margarida exige raios de sol em uma parte do dia e não gosta muito de frio. Além disso, o solo em que ela será plantada precisa ter boa drenagem.
A Agrimar tem sementes para a sua horta
Na Agrimar, você encontra essas e muitas outras opções de sementes para plantar em sua casa, garantindo uma horta saudável. Acesse o site e confira o que espera por você.