Você é um amante de flores? Muitas pessoas apreciam essas plantas pela sua beleza, perfume e por gostarem de cuidar delas. Mas, a falta de espaço para cultivá-las acaba sendo um impedimento para tê-las em casa.
Uma solução para isso é plantar suas floríferas em vasos! Apesar de requerer cuidados diferentes do que o cultivo diretamente no solo, não há nada que torne mais difícil ou pior optar pelo plantio dessa maneira. Que tal aproveitar a primavera e florir o seu lar?
Acompanhe o texto para descobrir algumas dicas importantes e saber quais as melhores flores para se ter em vasos. Boa leitura!
Cuidados essenciais.
Para que suas flores cresçam bonitas e saudáveis, é preciso ter atenção para algumas peculiaridades desse tipo de cultivo. Confira:
1. Escolha dos vasos
O tamanho dos recipientes deve ser escolhido de acordo com a altura máxima da planta, por isso, verifique quais flores se adequam ao seu espaço antes de decidir. Já o material do vaso pode variar: é possível até reutilizar latas e garrafas para receber suas plantas. Mas, os vasos de barro são ideais, por manterem sua temperatura interna mais fresca e evitando o aquecimento excessivo.
2. Preparo do solo
Antes de mais nada, é necessário lavar e secar muito bem o vaso escolhido, para evitar fungos. Além da terra, que deve ser macia e de boa qualidade, é preciso ter à disposição adubo, uma manta de drenagem e algum tipo de pedrisco ou brita.
Monte o conteúdo do vaso da seguinte maneira: adicione as pedras, a manta de drenagem e, em seguida, a terra misturada com adubo. Cerca de 60% do recipiente deve estar preenchido.
Após plantar sua flor escolhida, faça a primeira rega e coloque mais uma camada de pedriscos ou brita. Isso ajudará a manter a umidade da terra, impedindo que a água evapore muito rápido.
Melhores flores para plantar em vasos
Violeta
Muito utilizadas como flores ornamentais, elas são delicadas e ideais para vasos pequenos. São fáceis de cuidar, necessitando de bastante luminosidade, porém, de forma indireta. Não devem ser regadas com muita frequência e precisam ser plantadas em um solo com boa drenagem, pois os ambientes muito úmidos podem causar danos às violetas.
Begônia
Da mesma forma que a violeta, é uma planta pequena. É ideal para apartamentos, pois, além de não atingir grandes alturas, se dá bem em ambientes fechados, desde que tenha algumas horas de iluminação indireta. Deve ser regada cerca de duas vezes por semana, dependendo do nível de umidade da terra.
Crisântemo
Diferentemente das outras plantas citadas, o crisântemo prefere a luz solar direta, portanto é ideal para vasos que fiquem em locais externos. Também deve ser regado poucas vezes por semana.
Lírio-da-paz
Atingindo até 60 cm, ela deve ser plantada em vasos de tamanho médio. Não requer luminosidade direta, crescendo bem até mesmo em ambientes internos. Precisa de regas mais frequentes, a cada dois ou três dias.
Encontre os melhores vasos e sementes na Agrimar
Se você quer cultivar suas próprias flores, já sabe onde encontrar o que precisa: na Agrimar! Temos uma grande variedade de produtos para jardinagem. Confira tudo em nossa loja virtual, clicando aqui.