Se você tem ou pensa em cultivar seu próprio jardim, um dos equipamentos essenciais é definitivamente uma mangueira. Afinal, sem água suas plantas não ficarão saudáveis e bonitas e é muito mais fácil regar uma extensão grande com a ferramenta apropriada.
Confira nossas dicas de como escolher a mangueira perfeita para o seu jardim! Boa leitura.
Leve em conta o tamanho necessário
Antes de mais nada, é preciso analisar como é ou, como você planeja que seja, o seu jardim. Um espaço grande precisará de uma mangueira mais longa e que ofereça um fluxo de água maior.
Meça a distância entre a fonte de água e o ponto mais distante para descobrir qual o comprimento ideal. Em relação ao fluxo, você deve avaliar o diâmetro: mangueiras mais finas permitem menos passagem de água. Geralmente, as disponíveis no mercado têm espessura entre 1,3 a 1,18 cm, oferecendo 35 litros de água por minuto. Porém, tome cuidado para não adquirir uma com o tamanho maior que o necessário, pois o gasto de água pode ser excessivo.
Avalie as opções disponíveis
As mangueiras podem variar em material e tipo, cada uma com suas especificações.
Materiais
PVC: são as mais comuns e fáceis de encontrar, sendo leves, flexíveis, resistentes à pressão e a diferentes temperaturas.
Plástico: não são recomendadas, pois são muito frágeis, quebrando facilmente e não resistindo ao calor, além de ter pouca pressão.
Silicone: são muito resistentes e flexíveis, porém, não são ideais para jardins.
Nylon: são muito leves e fáceis de enrolar e transportar, porém, fracas em pressão e não resistem a altas temperaturas.
Borracha: são muito resistentes, possuindo uma ótima vida útil. Também tem boa pressão, mas são difíceis de manusear e transportar, por serem pesadas.
Tipos
Extensível: muito prática, esse tipo de mangueira se expande quando a água passa e enrola quando ela para de fluir. São ótimas para pequenos ambientes como terraços, já que não ocupam muito espaço.
Helicoidal: é prática e compacta, também ideal para espaços pequenos. Tem formato de mola e não precisa ser enrolada.
Trançada: mais reforçada, resiste à pressão e possui múltiplas camadas. É recomendada para espaços maiores e que tenham objetos que possam quebrar ou furar a mangueira.
Microperfurada: esse tipo de mangueira possibilita a irrigação diretamente na base das plantas, facilitando o processo de rega.
Não se esqueça dos acessórios
Independente do acessório, escolha as opções com engate rápido, que possibilitam mais facilidade no dia a dia. Também existem adaptadores com essa função, para realizar a conexão com o esguicho, pistola ou outros itens.
Esguicho ou pistola: necessário quando se deseja regar plantas que estejam a uma certa distância ou altura, pois possibilita um jato de água mais forte. Existem opções com diversas regulagens de fluxo.
Emenda: este acessório possibilita unir duas mangueiras, quando é necessário um comprimento maior.
Suporte: é muito mais fácil armazenar uma mangueira com um suporte fixo na parede. Facilita na hora de enrolar e impede que ela fique ocupando espaço no chão.
Encontre os melhores equipamentos de jardinagem na Agrimar!
A mangueira ideal e tudo o que você precisa para o seu jardim estão te esperando em uma de nossas lojas. Vá a uma de nossas unidades e garanta seus produtos! Confira nossos endereços aqui.