Quem nunca comprou ou ganhou uma plantinha, mas mesmo com todo o cuidado, ela acabou morrendo? Acontece com a maioria das pessoas! Porém, não deixe que essa frustração te impeça de continuar cultivando.
Existem diversos aspectos que causam esse problema e podemos observá-los através de alguns sinais. Atentando para eles a tempo, é possível salvar uma planta que já está debilitada.
Acompanhe o texto e confira nossas dicas sobre isso. Boa leitura!
Como reanimar uma planta que está morrendo?
Antes de mais nada, é preciso observar o aspecto geral para identificar problemas. Isso deve ser feito sempre, mesmo quando a planta parece estar saudável, para prevenir danos mais graves.
As folhas são o melhor indicador da saúde, portanto, preste muita atenção nelas. Quando surgirem manchas, coloração amarelada, sinais de destruição ou partes quebradas, algo não vai bem.
Caso tenha notado algum desses fatores, é hora de colocar em prática os cuidados para recuperar a sua plantinha. Confira alguns:
1) Trocar de vaso
Quando o crescimento parece comprometido, com folhas muito pequenas, pouca produção de flores e raízes despontando na superfície da terra, é hora de trocar para um recipiente maior. Isso acontece porque um espaço pequeno demais impossibilita o desenvolvimento correto.
Essa substituição deve ser feita com muito cuidado para não danificar a planta e, caso partes da raiz estejam apodrecidas, é necessário podá-las.
2) Mudar a rotina
A falta de água faz as folhas secarem, enquanto o excesso as deixa murchas e amareladas, além de facilitar a proliferação de fungos. Já em relação à luz, a planta que não a recebe fica impossibilitada de gerar fotossíntese, morrendo por falta de nutrientes. Porém, muita exposição pode queimar e desidratar as folhas.
Se a terra estiver sempre muito seca, é necessário regar mais vezes. Caso esteja muito úmida, deve-se diminuir as regas. Em todas as situações, optar por um vaso que possibilite a drenagem correta é essencial.
Quanto à iluminação, posicione os vasos em um local a meia luz e observe o estado da sua planta, para descobrir se ela precisa de mais ou menos contato com o sol ou se essa quantidade é suficiente.
3) Adubar a terra
O problema pode ser falta de nutrientes! Cada espécie tem suas necessidades diferentes e nem sempre a terra escolhida oferece todas essas substâncias. Nesse caso, pode-se complementar a terra com elementos como casca de ovo triturada e borra de café, além de produtos comprados prontos.
4) Utilizar inseticidas
Insetos como formigas cortadeiras, conhecidas como saúvas; pulgões; lesmas; caramujos e lagartas são comuns e podem causar um grande estrago. Fungos também ocorrem, especialmente em ambientes muito úmidos.
As pragas são facilmente identificadas pois deixam marcas nas folhas. Para acabar com elas, busque descobrir qual inseto ou fungo é, a partir da observação do estado da planta, e utilize o inseticida específico para o caso. Existem diversas opções, tanto caseiras quanto industrializadas.
Cuide de suas plantas com a Agrimar!
Em nosso e-commerce, você encontra tudo o que precisa para cultivá-las da melhor forma. Confira clicando aqui!