Flores, árvores e arbustos bem-cuidados são importantes para ter um jardim agradável, porém, nada disso adianta se a grama não estiver saudável!
Mantê-la bonita é essencial, pois já que ela cobre toda a extensão do espaço, chama muita atenção. Afinal, quem não gosta de sentar em um gramado verdinho e macio para aproveitar a natureza?
Se a grama do vizinho é sempre mais verde, provavelmente é porque ele segue nossas dicas! Confira quais são. Boa leitura!
4 dicas para cuidar de seu gramado
1) Realize a poda correta e na época certa
Um dos principais fatores para manter a estética é a poda, que tem algumas particularidades que nem sempre são levadas em conta.
A primeira delas é a frequência dos cortes. Cada tipo de grama deve ser mantida em uma determinada altura, portanto, antes de mais nada, é necessário descobrir qual é a recomendação para a espécie que você tem.
Além disso, o clima também é um fator importante. Em épocas de chuva, o gramado cresce mais rápido e precisa ser aparado com mais frequência, cerca de uma vez a cada duas semanas. Já em períodos mais secos, o espaçamento entre um corte e outro pode ser maior.
Quanto à forma de podar, certifique-se que as lâminas da ferramenta escolhida estejam bem afiadas, para um corte eficaz. Também nunca deixe de varrer os resíduos, pois eles podem causar doenças e comprometer a qualidade do solo. Porém, os restos podem ser colocados na terra do jardim ou de vasos, para complementar os nutrientes.
2) Atente para a irrigação
Como para qualquer outra planta, a água também é essencial.
Se o espaço for pequeno, é possível usar regadores para hidratar a grama, mas, em áreas maiores, o ideal é optar por aspersores para irrigação. Isso deve acontecer cerca de duas vezes por semana.
O melhor horário para isso é o início da manhã, pois o clima ameno faz com que a água não evapore tão rápido, dando tempo para que a planta absorva-a, mas também garante que as folhas estejam secas ao fim do dia. Mantê-las úmidas durante a noite, quando a temperatura está fria, favorece o risco de infestação de fungos.
Para decidir a frequência, também deve-se levar em conta a situação climática. Quando houver bastante chuva, não é necessário regar, exatamente para evitar a umidade excessiva.
3) Conte com fertilizantes
Assim como em outros cultivos, fertilizar o gramado é muito importante.
É preciso analisar as características do solo, com ajuda profissional especializada, para saber quais nutrientes são necessários e se a terra precisa de correções. Porém, geralmente, os mais indicados para grama são os que contém uma quantidade equilibrada de nitrogênio, fósforo e potássio.
Esse processo deve ser realizado cerca de três vezes por ano e é primordial espalhar o material de forma homogênea, para evitar manchas.
4) Combata as pragas
Seguindo todos esses cuidados, é improvável que doenças e pragas apareçam, mas, fique atento aos sinais. Folhas amareladas e secas e o aparecimento de ervas daninhas são motivos de alerta.
Tudo o que você precisa para seu jardim está na Agrimar!
Temos todos os itens necessários para cuidar bem de suas plantas. Dá uma olhada em nossa loja virtual clicando aqui e garanta um espaço verde, bonito e saudável.