O manjericão é um dos temperos mais versáteis e mais utilizados na culinária, sendo típico da gastronomia italiana. Presente em inúmeros pratos salgados e até mesmo em doces e bebidas, ele também é superfácil de cultivar em casa.
Conheça seus benefícios e saiba como cuidar dessa planta. Boa leitura!
Por que cultivar manjericão?
Para quem gosta de cozinhar, ele é um ingrediente praticamente essencial! Ter a erva fresca à disposição faz toda a diferença nos molhos, pizzas, saladas, sopas e drinks, trazendo um aroma inconfundível e um sabor refrescante.
Mas, além de seu uso em receitas, ele também traz diversos benefícios ao ser consumido.
O manjericão é bastante nutritivo, contendo as vitaminas A, B, C, E e K, minerais como zinco, cálcio, potássio, ferro e manganês, além de ser fonte de fibras. Tem propriedades cicatrizantes e analgésicas, combate a insônia, alivia as dores da enxaqueca, ajuda o sistema imunológico e oferece efeito calmante.
Existem algumas variedades diferentes, como o manjericão roxo, o italiano e o tailandês. Porém, as vantagens de consumi-lo e o modo de cuidar são praticamente iguais para todos os tipos.
Como plantá-lo?
O manjericão gosta de sol e calor, portanto, o local escolhido deve receber ao menos quatro horas diárias de luz solar. Ele não resiste ao clima muito frio, se adaptando melhor em ambientes tropicais ou subtropicais.
A terra deve ser bem macia e adubada e, ao optar por vaso ou jardineira, eles devem ser forrados com brita. Ao plantar, certifique-se de colocar no máximo três sementes por buraco e mantê-las a uma profundidade de 1 cm.
As regas precisam ser frequentes, mas não excessivas. O ideal é a cada dois ou três dias, ou, quando a terra na parte superior estiver seca. A primeira colheita pode ser feita entre dois e três meses após o plantio, quando a planta já tem 1,2 metro de altura.
Os cuidados básicos são simples, mas, para que seu manjericão se desenvolva ainda melhor e dure mais, existe uma outra tática essencial: a poda!
Sempre que as flores começarem a surgir, retire-as o quanto antes. Elas acabam “sugando” a energia de toda a planta, diminuindo a produção e o sabor das folhas. Nada precisa ir fora, já que as flores também podem ser consumidas.
Impedindo que planta frutifique, seu manjericão pode durar vários anos.
Cuide da sua horta ou jardim com Agrimar!
Para quem está se aventurando com o cultivo de plantas em casa, a Agrimar é o lugar certo. Em nosso e-commerce, você encontra diversos produtos essenciais para cuidar de suas ervas e flores. Confira tudo clicando aqui.